CUIDADOS DURANTE O TRASNPORTE
Assim como a armazenagem, um bom transporte é de fundamental importância para garantir a integridade dos medicamentos. Não é por acaso que a ANVISA também liste as boas práticas que devem ser feitas nessa etapa da operação.
A regra número 1 é que a transportadora seja qualificada para trabalhar com medicamentos. Inclusive, é de responsabilidade dessa empresa respeitar especificações diferenciadas de temperatura, armazenagem e umidade que os medicamentos precisam.
De acordo com a ANVISA a transportadora de medicamentos, precisa ter em seu quadro de funcionários um farmacêutico responsável por determinar as necessidades de cada produto.
Além disso, é preciso obter uma licença especial da ANVISA que autoriza o transporte de medicamentos controlados, por exemplo. Regras como essas precisam ser seguidas e justamente por isso que não é qualquer transportadora que está apta a trabalhar com cargas de remédios.
A Transportadora precisa ser qualificada para trabalhar no segmento de medicamentos, tanto para seguir as normas como para treinar os colaboradores. Assim, se garante que os locais de armazenagem dos medicamentos sejam adequados ao longo de todo o processo de transporte e distribuição.